Pular para o conteúdo principal

3º Gluten Free e 1º Zero Lactose


A promoção do blog que ofereceu uma entrada para o 3° Glúten Free nos proporcionou muita alegria! Além de poder presentear um leitor com a participação  no evento, pudemos conhecer melhor a Sílvia, que já é uma colaboradora do Josi Não Contén Glúten, e foi nossa correspondente nesse evento tão importante para nós celíacos.
Segue a primeira parte da cobertura do evento! Silvia, desde já obrigada e parabéns pelo excelente trabalho!

Olá, pessoal! Pra quem não me conhece, meu nome é Sílvia, tenho 45 anos, vivo em Santos e só descobri no final do ano passado o que era intolerância à lactose e Doença Celíaca com muito sofrimento.
E foi com muito prazer que recebi do Blog JOSI NÃO CONTÉM GLÚTEN a cortesia para participar do evento e fazer a cobertura das palestras da programação livre e, é claro, conferir bem de pertinho as novidades deliciosas feitas especialmente para alegrar a vida e o paladar dos celíacos e intolerantes à lactose.
Então, vamos ao que interessa: as palestras! A programação aberta, feita especialmente para todas as pessoas que precisavam entender melhor a Doença Celíaca e a Intolerância à lactose, que ia desde pais, cuidadores e os próprios celíacos e os portadores de sensibilidade ao glúten e à lactose, você confere os currículos no site do Glúten Free. 
O currículo dos palestrantes não deixa dúvidas do quanto às palestras foram super valiosas para quem assistiu. E eu posso atestar que as informações prestadas por estes profissionais foram mesmo excelentes, pois eu assisti a todas elas!
As pessoas presentes ao evento estavam todas irmanadas quanto a uma necessidade premente:  melhorar a qualidade de vida do celíaco, não apenas no âmbito nutricional mas, também, quanto ao diagnóstico mais rápido e preciso e ao apoio da família para garantir o apoio emocional e social aos celíacos. Afinal, dado ao grau de sensibilidade do paciente, por exemplo, entrar numa pizzaria para uma confraternização familiar ou trazer para dentro de casa alimentos que contenham glúten (ato que vai contaminar o ambiente e os utensílios domésticos), podem chegar a ser muito perigosos, pois o paciente celíaco pode manifestar uma reação alérgica de rinite até edema de glote.
Pessoal, isso é muito sério.
Uma coisa todos os celíacos e seus familiares concordam: não é fácil diagnosticar a doença.
Infelizmente, por conta dos vários e distintos sintomas que o paciente pode apresentar, e nem sempre ao mesmo tempo, os médicos demoram muito a fazer o diagnóstico. Enquanto isso, o doente, ainda sem o diagnóstico adequado, é encaminhado para especialistas diversos para curar os efeitos e não a causa deles. O interessante, é que depois que o diagnóstico for feito e a dieta correta for iniciada, os sintomas começam a desaparecer como se fosse um passo de mágica.
Aí, você me pergunta: como assim, mágica?
Retire da vida do celíaco tudo que contém glúten, inicie uma dieta adequada, insira uma rotina de exercícios físicos, eduque o celíaco e seus familiares para evitar situações de risco para o celíaco e estará iniciado o mais eficiente programa de desintoxicação, que vai promover o fim ou, ao menos, minimizar radicalmente o ciclo inflamatório generalizado do qual o celíaco é vítima.
Se você tinha dúvidas quanto a profundidade e veracidade daquela frase “você é o que você come”, saiba que os celíacos não tem mais.
Outro ponto sobre o qual celíacos, pais e cuidadores de celíacos concordam é que:  os médicos precisam começar a participar dos eventos GLÚTEN FREE E ZERO LACTOSE, que também oferece uma programação científica, com um ciclo de palestras excelentes, feito exclusivamente para os profissionais de saúde, nutrição e farmácia, com informações que certamente vão ajudar os profissionais a diagnosticar e tratar a doença celíaca. Quer um exemplo?  A maioria dos celíacos é intolerante ou tem um grau de sensiblização à lactose (açúcar do leite)  ou à caseína (proteína do leite).
Além das palestras, os médicos poderão ter acesso direto aos celíacos, para ouvir seus depoimentos e ter uma oportunidade de aprendizado inigualável e chegar à conclusão de que os sintomas não podem ser avaliados isoladamente mas como um conjunto, ato que pode facilitar muito o trabalho do diagnóstico.
No próximo post do JOSI NÃO CONTÉM GLÚTEN, eu vou falar mais detalhadamente sobre as palestras.
Agora, chegou a hora de falar das gostosuras! Nem preciso falar que eu experimentei todas, né. Eu fiquei tão feliz e tão empolgada que montei um pratinho de frutas frescas com granolas sem glúten, tão lindinho, que foi digno de ser registrado pelos fotógrafos profissionais que estavam cobrindo o evento organizado pela e-3 Marketing.

Momento das fotos e dos fatos:


A JASMINE ALIMENTOS INTEGRAIS 


Eu sabia que existia o leite de arroz pronto para consumo, em embalagem tetrapack, mas nunca o havia experimentado. Provei o leite de arroz da Jasmine e amei. É leve, suave e bastante palatável. Destaque para as papinhas de frutas e de legumes orgânicos, os adoçantes à base de Stevia e o xarope de Agave que tem baixo índice glicêmico. Quem quiser dar uma conferida na linha completa de produtos da Jasmine deve acessar o link abaixo. Mas, atenção, nem todos os produtos são liberados para os celíacos (ex.: granolas com aveia).  http://www.jasminealimentos.com/empresa


                                                       Mesa de produtos Jasmine
                                                        Mesa de produtos Jasmine
                                       Soja tostada nos sabores natural, ervas finas e cebola & salsa
                                                   Frutas liofilizadas (fatias desidratadas)


O TALHO DO CAPIXABA E SUA INCRÍVEL PADARIA!
Gente, eu experimentei tudo o que foi disposto na mesa do TALHO CAPIXABA mas, ré confessa que sou, minhas comprinhas revelam os produtos que mais me impressionaram quanto aos itens de sabor, textura e apresentação visual. E eu garanto, eles não ficam devendo nada aos produtos à base de trigo.   Eu já havia visitado o site do TALHO CAPIXABA na internet, mas nunca havia conseguido comprar os produtos nem em São Paulo e nem na Baixada Santista. Porém, conforme informado pelo pessoal da mesa de produtos, eles já estão em negociação com uma empresa paulistana para disponibilizar os produtos em São Paulo. Onde será? Vamos aguardar!

                               Minhas comprinhas: pão de hambúrguer, focaccia, brownie e ciabata


                                                           Pães de forma e focaccia


                                                          Pães de forma e bolos




No site você confere toda a linha de produtos do Talho Capixaba.

TIVVA – FÁBRICA DE MACARRÃO DE MILHO
A TIVVA – Fábrica de Macarrão de Milho é um projeto da instituição (ONG) FARTURA ALIMENTOS, que atua em regiões carentes, auxiliando pequenos agricultores a sustentabilidade. Esse macarrão é livre de glútem, zero teor de sódio, sem colesterol e de alta digestibilidade. O pessoal da TIVVA, super atencioso, distribuiu amostra do produto para todos os participantes do evento. O preço de mercado sai cerca 50% mais barato que os importados da Itália. Eu ganhei o meu pacote e logo estarei preparando uma receita especial para a Josi postar no Blog.
                                  
Gente, olhem só a carinha de orgulho e satisfação da Teresa Garcia fazendo o macarrão de milho posar para a nossa foto!
Quer conferir? Acesse o link: http://www.tivva.com.br/

No próximo post traremos mais novidades relatadas tão bem pela nossa correspondente paulista Sílvia de Souza Araújo.





 



Comentários

  1. Oi Josi! Estou por aqui dando uma olhadinha nas notícias da Expo.
    Olha só, eu já fui no Talho Capixaba, a padaria é meu sonho de consumo: linda de morrer e com mt variedade.
    Quando eu fui, a parte sem glúten não tinha mt variedade sem glúten e leite, mas mesmo assim comprei umas coisas. E não é pra me gabar não, mas coloquei meus pães ao lado do deles e perguntei a alguns amigos qual eles achavam que era de padaria? Adivinha o resultado :)
    Meus pães são mais altos e a massa mais leve. só me falta a padaria kkkkkkkkk
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Cláudia! É um prazer receber um comentário seu no meu blog.
    A distância tem me deixado ausente de oportunidades como essa de conhecer uma padaria sem glúten, felizmente encontrei a Silvia que cobriu o evento tão bem e me deixou atualizada!
    Já comentei no sei blog que o amor e dedicação que você faz os pães são o segredo do sucesso! Muita pesquisa e experiência, motivados pela causa nobre que te move só poderia resultar no melhor pão de todos... Não tenho dúvidas disso! Quanto à padaria, quem sabe não é mesmo? Eu adoraria ter a oportunidade de experimentar todas as delícias da sua cozinha. Beijos e sorte para nós!!!

    ResponderExcluir
  3. Onde posso encontrar o macarrão ? Quais são os pontos de venda?

    ResponderExcluir
  4. Olá, no site deles você poderá obter essas informações: http://www.tivva.com.br/.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou? Tem dúvida? Deixe aqui seu comentário!

Os posts mais lidos!

Pastéis sem Glúten e Sem Lactose!

Bolo de Arroz Sem Glúten

Pão sem glúten fofinho. Panificadora caseira.